Receitas de Nigella Lawson Christmas at home

Loading...

quarta-feira, 16 de maio de 2012


Receita Base de Risoto

Rendimento: 6 pessoas
Ingredientes:
Aproximadamente 1 litro de caldo (pode ser de galinha, carne, peixe ou de legumes
). Você pode fazer o seu próprio caldo que fica mais saboroso, ou usar um tablete de caldo pronto.
1 colher de sopa de azeite
1 colher de manteiga
2 cebolas cortadas em cubos
2 talos de aipo cortados bem finos (o aipo dá uma textura especial)
Sal e pimenta a gosto
2 dentes de alho fatiados finamente
400g de arroz para risotto (o mais conhecido é o Arbório, mas pode ser também o Carnaroli ou o Vailone Nano)
100 ml de vermute branco seco (Martini Dry) ou vinho branco seco
70 g de manteiga
100 g de queijo parmesão fresco ralado

Etapa 1
Aqueça o caldo. Em uma outra panela aqueça o azeite e a manteiga. Adicione a cebola e o aipo com uma pitada de sal. Refogue por 3 minutos e quando os legumes estiverem tenros, acrescente o alho fatiado e deixe por mais 2 minutos. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo, adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa constantemente de forma a não queimá-lo; ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vermute ou o vinho branco sem parar de mexer. Ele vai chiar e se misturar com todos os ingredientes da panela. Quando sentir que o vinho está evaporando, começa a segunda etapa.
Etapa 2
Assim que o vermute ou o vinho branco for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente e uma pitada de sal (cuidado para não colocar muito sal, lembre-se que ao final você colocará também o queijo parmesão, que já é salgado) e a pimenta do reino moída na hora. Você agora não deve parar de mexer. Não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando-o bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais caldo à medida que ele for evaporando. Tome cuidado para que ele não fique com muito caldo, empapando demais o arroz. Essa etapa deve demorar de 15 a 20 minutos. Experimente o arroz de tempos em tempos até que ele esteja no ponto. Ele deve ficar al dente, levemente úmido, mas sem muito caldo.
Etapa 3
Retire a panela do fogo e adicione a manteiga e o parmesão. Misture delicadamente e, se quiser, guarde um pouco do queijo para salpicar na hora. Prove e corrija o sal. Passe para uma travessa e sirva imediatamente.




Um Pecado que sabe bem....


Semi-Frio de Morango com Natas

Ingredientes:
  • 180 g de bolachas Maria raladas
  • 50 g de manteiga derretida
Para o recheio
  • 1 cálice de rum
  • 1 litro de natas para bater
  • 250 g de açúcar
  • 250 g de queijo para barrar
  • 9 folhas de gelatina incolor
Para a cobertura
  • 2 dl de natas para bater
  • 2 pacotes de gelatina de morango
  • 200 g de morangos
  • 4 colheres (sopa) de açúcar em pó
Confeção:
Misture bem todos os ingredientes para a base, ponha-a no prato onde vai servir o semifrio e coloque uma cinta de plástico à volta. Faça pressão sobre a massa, para esta ficar bem firme, e reserve no frigorífico.
Entretanto, prepare o recheio. Ponha as folhas de gelatina de molho, em água fria, cerca de 2 minutos.
Leve a lume brando 6 dl de natas juntamente com o açúcar. Deixe levantar fervura e, sem parar de mexer, junte a gelatina demolhada e espremida. Retire e continue a mexer até que esta derreta completamente. Adicione as restantes natas e o queijo, ambos batidos. Por último junte o rum e guarde no frigorífico até começar a prender.
Entretanto, prepare a cobertura, começando por fazer a gelatina conforme a instrução da caixa. Deixe arrefecer completamente.
Arranje os morangos, corte-os ao meio e espalhe-os por cima do recheio. Quando a gelatina começar a solidificar, deite-a sobre os morangos.
Ponha o semifrio no frigorífico, de preferência de um dia para o outro
No momento de servir, bata as natas com o açúcar em chantilly e decore o semifrio,  junto à base, com rosetas de chantilly.

Sem comentários:

Enviar um comentário